06 maio 2013

Etapa Caldas de Reis - Pádron

| 18 Km |

Como já referi aqui no blogue, planeamos fazer Caldas de Reis - Padrón e daí para Santiago de Compostela. Muitos peregrinos optam por fazer uma etapa mais longa até Teo, de modo a chegaram mais cedo a Santiago na última etapa. Mas nós pretendíamos fazer o nosso primeiro Caminho com calma e, de qualquer das formas, iríamos ficar mais um dia em Santiago pelo que assistimos à missa do peregrino no dia seguinte.
A chuva que se fez sentir  no dia anterior deixou marcas no caminho. E será por entre lama e charcos que faremos parte do percurso. Mas esta é uma etapa com muita diversidade de paisagem: desde torres sineiras, escolas coloridas, aldeias, percursos florestais e, claro, sem nunca esquecer a N550.
A primeira referência que surge é a Igreja de Santa Maria de Carracedo, onde é possível ver, do cimo da sua torre, a zona envolvente.

Igreja de Santa Maria de Carracedo

Vista da Torre Sineira
Apesar de esta ser uma etapa curta, a verdade é que chegamos muito tarde a Pádron, porque nos fomos distraindo com praticamente tudo o que víamos. Depois de termos estado quase meia-hora a explorar esta igreja, voltamos a parar para tirar uma foto numa escola, tantas vezes fotografada, e que deseja aos peregrinos, nas mais diversas línguas, uma "boa viagem".
Logo a seguir cruzamo-nos com uns bicigrinos, que seguiam a sua peregrinação. Vou partilhar essa foto porque acho que é muito ilustrativa do sentido de entreajuda que domina esta jornada, espero que eles não se importem.
Como foi prática neste dia, almoçamos relaxadamente num café-bar, de nome  Pardal, onde se comeu uns excelentes bocadillos. 
Entretanto, começamos a entrar numa das mais bonitas zonas de toda a viagem, o Monte Albor. Mais uma vez, demoramos uma eternidade a atravessá-lo, tendo tido tempo até para perder um dos sacos-cama ravina abaixo. Mas não se atrapalhem, montamos logo ali uma operação para resgatar o dito cujo.
E em passo lento e olhar atento lá continuamos, para voltar a descansar um pouco mais à frente. Na realidade começamos a perceber que este ritmo e as múltiplas paragens estavam a cansar-nos mais do que se tivéssemos mantido um passo constante. E por esse motivo a ligação entre Pontecesures e Padrón foi penosa, porque por entre pés massacrados, cansaço acumulado e impaciência já só pensavamos todos no albergue. Caso um dia passe pelo mesmo fique a saber que em Pontecesures existe albergue.
Pádron é uma cidade bonita e vale a pena conhecê-la. Se chegar a horas de visitar a Igreja de Santiago de Pádron, não deixe de fazê-lo. Ainda hoje lá permanece a pedra onde a barca que transportou o apóstolo Tiago foi amarrada.

Saiba mais sobre o Albergue de Pádron.
Para ver o mapa da etapa e os dados GPS, clique aqui


Boa Viagem

Bicigrinos


O terreno espelhava a chuva
 que não nos largou por dois dias

Monte Albor

Houve tempo para tudo!


Ponte sobre o Rio Ulla

Igreja de S. Tiago ao fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...