03 maio 2013

Etapa Redondela - Pontevedra

| 18 km |

Acordamos todos animados, ainda que de "ressaca" pela noite anterior. A noite em Redondela foi muito divertida: cozinhamos com outros peregrinos, pediram para tirar fotos connosco (um casal simpatiquíssimo que queria mostrar à filha) e rimo-nos à socapa a noite toda, à custa das ressonadelas do Sr. Padre que lá pernoitou com um grupo de seminaristas. Claro que se descansou menos do que se devia mas foi memorável a noite.
Saímos do albergue pela porta do Peregrino e logo seguimos o caminho. 


A etapa de hoje é de dificuldade mais elevada, pelo menos para caminhantes inexperientes como nós, sendo a etapa com a morfologia mais acidentada que iremos fazer. Não obstante é uma etapa com uma paisagem lindíssima e uma vista incrível sobre a Ria de Vigo. Quando chegamos à ponte Sampaio, sobre o Rio Verdugo, já percorremos a primeira parte do percurso e podemos descansar um bocadinho antes de iniciarmos a segunda. Por entre espigueiros começamos novamente a subir e desta vez a elevação é ainda mais acentuada. O terreno também se vai transformando, à medida que nos embrenhamos na natureza. Quando chegamos junto a uma ponte medieval com uma intervenção em aço corten é um bom momento para descansar, pois o terreno vai exigir esforço. 
Ao longo deste caminho já fomos percebendo quais os peregrinos que andavam ao mesmo ritmo que nós e os quais lá íamos ultrapassando até eles nos ultrapassarem a nós e assim sucessivamente. Entretanto, quando se chega à Capela de Santa Marta, já falta pouco para terminarmos a etapa.
Esta foi uma etapa difícil, pelo menos para os elementos femininos do grupo. Houve até lágrimas à chegada, pela frustração que as bolhas causam. Eram dois os elemento do grupo que as tinham (e muitas) e que estoicamente resistiram e nos acompanharam até ao fim. Nunca é demais lembrar para cuidar muito bem dos pés, com hidratação, massagens, secar bem após o banho e mudar de meias pelo caminho, se necessário.

Saiba mais sobre o Albergue de Pontevedra.
Para ver o mapa da etapa e os dados GPS, clique aqui

Ria de Vigo

Ponte Sampaio

Um bom momento para descansar

O terreno torna-se cada vez mais exigente

Capela de Santa Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...