06 maio 2013

Etapa Pádron - Santiago de Compostela

| 24 Km |

Este dia não poderia ter começado de forma mais animada.
Descemos a rua com pendente que dá acesso ao albergue de Pádron e entramos no D'Camino, para alguns de nós tomarem um café. Depois de tirarmos a fotografia da praxe, lá seguimos caminho para o que seria a última etapa desta jornada fantástica. 
Mas logo após contornarmos a Igreja de S. Tiago, somos chamados por um senhor de nome Pepe, que nos pergunta, entusiasticamente diga-se de passagem, se somos portugueses. Mal deu tempo para confirmarmos, pois sem darmos por isso o Pepe já nos apresentava o seu café e todas as recordações que tinha do nosso país e de quem por lá passava. O Pepe gostava tanto de portugueses, que achei que nos ía arrancar um beijo a todos! 
Aqui fica a foto, do grupo no bar, mas onde infelizmente não aparece o Pepe! 


Após este animado começo de dia, lá continuamos o percurso que nos levaria a Santiago de Compostela. 
Imagino que o dia de hoje seja, para a maioria das pessoas, ofuscado pela chegada à Catedral. Porque se é verdade que o importante é o caminho, é quase impossível a emoção deste dia não nos toldar os sentidos e a ânsia de chegarmos tomar conta de nós.
Esta etapa  também não tem a beleza de outras, pois andamos, mais do que até aqui, pela nossa velha conhecida N550. E quando não estamos fisicamente na estrada, não deixamos de a ver.
Neste percurso também voltamos a ter uma passagem de nível sem guarda.
De referir o Santuário de A Escravitude, com a sua escadaria e torres de estranhas proporções.
A partir daí continuamos na estrada nacional mas começamos a subir. Entre terra batida e alcatrão, subidas e descidas vamos aproximar-nos de Santiago, ao ponto de o ver e não acreditar no que ainda nos falta. E a verdade é que aquela última subida até à cidade, nos vai fazer valorizar ainda mais a chegada à Catedral.


O dia começou animado e solarengo

Santuário de A Escravitude

Entre zonas planas, subidas e descidas se chega a Santiago

Santiago parece ainda muito longe

No momento em que começamos a ver a Catedral, ao fundo da rua, é incrível e sentimos mesmo a garganta a apertar. Era Domingo de Ramos e as ruas de Santiago fervilhavam. Chegamos ao final da tarde, por entre diálogos em português. Logo após a nossa chegada, e as fotografias já tiradas, começou a chover. Foi hora de entrarmos na Catedral e agradecer a viagem sem incidentes. Logo a seguir fomos buscar as nossas Compostelas à Oficina do Peregrino. E apesar de não ter sido a devoção que me fez partir para Santiago, a missa do Peregrino no dia seguinte foi um momento que muito estimei, ao lado de alguns dos companheiros de jornada, com quem fomos trocando sorrisos cúmplices.


O fim da Jornada!
O início de muitas outras que havemos de fazer.

Para ver o mapa da etapa e os dados GPS, clique aqui
     

**Actualização:
Porque o valor dos blogues reside na interacção entre quem escreve e quem lê, tive a sorte do Rui Abreu ler o que escrevi sobre esta etapa após o qual me enviou, generosamente, uma foto do Pepe para eu poder publicar, bem como um artigo sobre ele em La Voz de Santiago.
Afinal o nome de Pepe é, na verdade, José Manuel Sil, mas ficará para sempre Pepe até porque assim prefere ser chamado à semelhança do seu estabelecimento Don Pepe II. Aqui fica a foto!

O animadíssimo Pepe com o filhote do Rui Abreu.
Obrigada Rui!

4 comentários:

  1. "A chegada é apenas mais um ponto de partida"
    Buen camino da Vida! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Realmente o Pepe é um espectaculo. Estive com ele este ano quando fui fazer o caminho com o meu filho.
    Se quiseres uma foto dele diz-me que eu arranjo-te.
    ruiscevola1975@outlook.com

    Abraço,
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      se me puderes enviar gostava imenso de poder publicar a foto aqui!
      Uma mais que merecida homenagem ao Pepe, que tanto gosta do caminho e dos portugueses!!
      O email do blogue é o abigpondblogspot@gmail.com.
      Fico a aguardar pela foto e agradeço imenso a disponibilidade! ;)
      Bons Caminhos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...