26 abril 2013

Mochila | Caminho português a Santiago de Compostela

Na hora de se fazer a mochila é preciso considerar que tudo o que ultrapassar o limite de 10% do peso da pessoa é excessivo. E que esse excesso se vai fazer sentir ao fim de alguns quilómetros. Depois, considerando isto, cada pessoa terá as suas prioridades e definirá o que para si é essencial.
Dito isto vou apresentar uma listagem de algumas das coisas que se revelaram muito úteis na nossa jornada. Na altura também me foi, sabiamente, aconselhado a dividir os artigos de higiene e de saúde pelos diferentes elementos do grupo.

- Agulhas + linha (para furar bolhas)
- Isqueiro
- Lanterna individual cabeça (não levamos mas é útil para usar nos albergues)
- Capa impermeável para pessoa e mochila
- Rolo papel higiénico
- Nívea
- Saco-cama
- Pequena manta (dependendo da altura do ano e da pessoa)
- Voltaren / Benuron (e todos os medicamentos que a pessoa achar necessário)
- Artigos de higiene pessoal
- Toalha de banho
- Canivete
- Protector solar (dependendo da altura do ano)
- Chinelos (tipo havaiana)
- Pijama
- Corta-unhas
- Luvas (de corrida, tecido leve, dependendo do tempo)
- Barritas Energéticas
- Sabão para a roupa (pequeno)
- Alfinetes-bebé para pendurar a roupa (ou molas, mas são mais volumosas) 
- Compeed / água oxigenada  (tem sempre a possibilidade de comprar pelo caminho, mas se ganhar bolhas vai querer tratar delas após o banho no albergue e caminhar até uma farmácia pode ser penoso)
- Credencial

Algumas considerações pessoais:
- Eu optei por levar sapatilhas, porque não tinha botas e não queria levar nada que não estivesse adaptado ao pé. No entanto, ao 3º dia fui obrigada a comprar umas palmilhas de gel de maneira a poder continuar. As sapatilhas não tinham uma sola eficaz para aquele tipo de terreno e a planta dos meus pés estava massacrada. Fizeram uma diferença enorme!! (Mas só foi possível porque as sapatilhas não me eram justas)

- Por levar sapatilhas também acabei com os pés molhados algumas vezes, já que apanhamos bastante chuva!!! Para não criar bolhas, mudava de meias sempre que necessário. Aconselho por isso a levar meias em número superior aos dias que pretende caminhar. Existirão dias que poderá não conseguir lavar ou secar as meias no albergue e eu cheguei a trocar 3 vezes de meias no mesmo dia.

- Relativamente à roupa também fiz uma escolha que se revelou eficaz. Fomos numa altura do ano muito inconstante relativamente ás condições meteorológicas: tanto fazia calor como a seguir chovia consideravelmente. Por isso mesmo levei calças de caminhada leves e manejáveis pelo exterior e usava umas leggings justas pelo interior que para além de me aquecerem me protegiam das calças exteriores que acabavam sempre molhadas!

- Se tiver dúvidas quanto a calças ou calções, até porque a temperatura pode variar consideravelmente durante o dia, com atenção para as manhãs bem fresquinhas, uma boa opção são as calças com fecho na zona do joelho que se transformam em calção e que rapidamente se adaptam às suas necessidades.

- Quanto à roupa usei sempre o mesmo casaco e as mesmas calças exteriores para caminhar. Levei duas camisolas extra, bem como leggings que ia lavando e secando alternadamente. Levei ainda uns jeans que usava quando saíamos para conhecer as cidades e em Santiago! Como choveu durante a nossa caminhada algumas vezes a roupa não secava, mas deixar pendurado no beliche durante a noite funcionou noutras alturas! Não poupar nas meias e roupa interior!

- Para os pés para além de um bom calçado é também necessário uma boa hidratação e meias apropriadas.No meu caso utilizei sempre nívea. Hidratava os pés antes de sair do albergue, atenção para não deixar excedente de creme, e voltava a massaja-los quando chegava de tarde. Os ombros também! Quanto às meias, o ideal seria umas sem costuras. Mas se não tiver e não quiser comprar procure nas suas umas que garantam as seguintes condições: devem estar justas ao pé, diferente de apertadas, de modo a não criar rugas no tecido; embora haja quem recomendo meias grossas, eu prefiro com espessura mediana, para não provocar transpiração excessiva; e muito importante estas devem ser de algodão.  

Para mais dicas sobre a mochila, clique aqui.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...