11 dezembro 2013

Presentes Natal DIY | Limões em conserva (na salmoura)

Estes últimos tempos têm sido prolíferos em experiências, que uma vez mais têm como finalidade ir parar aos meus mini-cabazes de Natal! 
Desta vez trago algo pouco usual na nossa cozinha mas que com a introdução, nos últimos anos, de cozinhas internacionais nas casas portugueses convém começar a entranhar-se, por muito que se estranhe ao princípio! Os limões em conserva são especialmente usados na cozinha marroquina. Mas não se atrapalhe; se, à minha semelhança não fez muitas incursões pela cozinha do norte de África, pode sempre usar os limões para temperar um peixe que vai assar no forno, cortados em juliana para colorir uma salada ou no tempero de umas maravilhosas azeitonas.





Para fazer os limões em conserva consultei várias receitas que tinham muitas variações entre elas e acabei por compor uma, com o que mais se coadunava com o que o meu instinto me aconselhava.
A primeira escolha que fiz foi fazer apenas com limões biológicos, que trouxe de casa dos meus pais.
Apesar de algumas receitas indicarem que, caso os limões não sejam biológicos, se resolve ao coloca-los em água a ferver por alguns instantes, outras são muito assertivas ao garantir que o tratamento encerado que os limões de supermercado recebem impede a conserva dos limões. 
A segunda escolha foi fazê-los mais ao natural neste primeira incursão por conserva de limões, já que é um gosto que tenho que adquirir. Para isso só os temperei com tomilho, excluindo muitos temperos que outras receitas propõem: canela, açúcar, mel, louro, malaguetas e pimentas.
Por fim, os meus frascos eram pequenos pelo que tiveram de ser feitas algumas adaptações.





Ingredientes para dois frascos pequenos:
- 3 limões biológicos
- Sumo de limões q.b. para cobrir 3/4 do frasco
- 1 clh chá de sal marinho por cada 1/4 de limão (se conseguir colocar nos seus frascos, os limões inteiros usar 1 clh de sopa de sal por limão)
-  Sal marinho q.b. para colocar no fundo e topo do frasco
- Tomilho fresco
- Água fervida q.b. para cobrir 1/4 do frasco

Preparação:
Comece por esterilizar os frascos e tampas em água a ferver, durante 15 minutos.
Lave bem os limões, se necessário esfregue com uma escova e seque-os com papel absorvente.
A maioria das receitas aconselha a cortar os limões com cortes longitudinais, formando um X entre eles, mas mantendo a base inteira para que estes não se separem, como se vê na primeira imagem. O sal será colocado dentro dos cortes e o limão fechado novamente.
No entanto, os meus frascos são bem pequenos e levaram cerca de limão e meio em cada um. Por isso, fui obrigada a cortar os limões em quartos e colocar o sal dentro do corte e sobre a polpa do limão.
Colocar duas colheres de chá de sal marinho no fundo do frasco. Começar a condicionar os limões, não deixando muito espaço entre eles. Auxiliei-me de uma colher de pau, previamente esterilizada, que usava para empurrar os limões e junta-los, soltando o sumo destes neste processo. Entretanto, ía colocando o tomilho fresco entre os limões.
No final, o sumo dos limões não chegava, de todo, ao topo do frasco.
Algumas receitas que consultei só colocavam sumo de limão até cobrir a totalidade dos limões, outras  colocavam sumo de um limão e enchiam o restante com água fervida.
Eu acabei por fazer um misto: coloquei sumo de limão até cobrir 3/4 do frasco e cobri o restante com água fervida e coloquei mais duas colheres de chá de sal marinho no topo do frasco, antes de fechar o frasco.
Coloca-los em local seco e fresco. Durante a primeira semana, abaná-los delicadamente todos os dias, para dissolver o sal.
Ficam prontos para utilizar em 4 semanas e conservam-se na salmoura pelo menos 6 meses.
Para utilizar, retirar do frasco, descartar a polpa do limão e utilizar apenas a casca, que convém passar por água para retirar o sal. 
Bom apetite e Bom Natal!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...