07 dezembro 2013

Presentes Natal DIY | Compota de Pêra com Vinho do Porto e canela

E cá continuo eu na produção dos meus mini-cabazes de natal! 
Desta vez estive a fazer compota de Pêra com vinho do Porto e canela. Uma compota que resulta bem doce, até pela adição do vinho do porto, e portanto com tendência para passar do ponto. Mas a atenção que é exigida vale bem a pena. Claro que guardei um frasquinho para mim que tenho usado com moderação a acompanhar umas tostas com queijo Brie. Ok! Secalhar sem muita moderação... mas quem resiste???!!





Ingredientes:
- 1 Kg de pêra descascada e cortada em cubos
- 700g açúcar
- 1 chávena de café de Vinho do Porto
- 2 paus de canela
- sumo de um limão e uma casca do mesmo
- 150 ml água

Preparação:
Comece por descascar as pêras e cortá-la em cubos pequenos (podem ser maiores se preferir passar a varinha mágica no fim). 
Colocar todos os ingredientes num tacho e cozinhar em lume brando, vigiando e mexendo frequentemente, até o doce atingir o ponto estrada.
Conforme goste da compota pode passar ou não a varinha mágica para uniformizar a textura do doce. Eu pessoalmente prefiro fazê-lo quando a fruta já está tenra mas antes do doce atingir o ponto estrada, porque o movimento da varinha mágica parece alterar os cristais do açúcar e sinto-me mais segura se o fizer antes do ponto para o controlar melhor.
O ponto estrada foi atingido quando ao atravessar com o dedo um pouco do doce num prato, este formar uma estrada que não volta a ser fechada pelo doce.  
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro, previamente esterilizados (num tacho com água a ferver durante cerca de 10/15 min.) e sele-os bem. Se os colocar imediatamente de cabeça para baixo será criado vácuo que ajudará a conservar o doce durante mais tempo. Deixe-os estar assim até estes terem arrefecido por completo.
Conservar em local fresco e seco.
Bom apetite e Bom Natal!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...