17 julho 2013

Receitas | Lulas Grelhadas

Para além de preferir receitas leves no verão, também tenho tendência a preferir marisco, peixe e moluscos em substituição da carne.  Quem consegue resistir a umas lulas grelhadas ou uma salada de polvo?!
Neste caso, trago uma receita de lulas grelhadas que não tem grande segredo. Prima pela marinada que lhe confere um sabor muito fresco e aromático e o tempo de confecção que faz a diferença entre lulas duras e elásticas ou lulas tenras!




Marinada:
- Raspa e sumo de limão
- Azeite q.b.
- Salsa finamente picada
- Malagueta vermelha (comprida), sem sementes, cortada em juliana
- Cebola picada
- Sal e pimenta q.b.

As lulas devem ser limpas e separados os tentáculos. Quando faço lulas estufadas mantenho a pele arroxeada que estas têm pelo exterior, mas para serem grelhadas prefiro sem ela. Até porque torna mais fácil fazer os cortes em xadrez com a ponta da faca para que estas não enrolem! Mas atenção os cortes são apenas na superfície, nunca atravessando a lula de um lado ao outro. E apenas num dos lados. Quanto mais justos os cortes, melhor! Não se guiem pelos cortes das lulas da foto que estão muito espaçados. Preguiça! E por isso, algumas acabaram por enrolar.
As lulas devem ficar a marinar pelos menos duas horas. Um conselho que acho essencial é não dispensar a raspa de limão, porque faz toda a diferença. 

Quando as lulas tiverem marinado o tempo suficiente, levar o grelhador ao lume. Só colocar as lulas a grelhar quando o grelhador estiver bem quente, senão corre-se o risco que estas cozam nos sucos da marinada. 
O tempo de confecção para lulas obedece a uma regra que define que se estas cozinharem pouco tempo ficarão tenras, após o qual irão ficar rijas só voltando a ficar tenras depois de muito tempo a cozinhar (quando estufadas p.e.). Ou seja, as lulas vão grelhar 3 minutos, minuto e meio de cada lado e não mais que isso. 
Para acompanhar pode fazer umas batatas cozidas, bróculos e molho verde.
Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...