16 julho 2013

Receitas | Esparguete picante com Camarão e Mexilhão

Quando as temperaturas começam a subir, o apetite diminui. Pelo menos é o que acontece cá em casa.
E, em vez da chamada comida de conforto, dá-se preferência a receitas mais rápidas de confeccionar e leves de digerir: massas, grelhados, saladas.
Daí que esta receita seja excelente para esta época.




Ingredientes p/ duas pessoas:
- 200g mexilhão (eu usei congelados meia-concha já limpos, se usar frescos não se esqueça de os limpar e retirar as barbas) 
- 200g miolo camarão (eu utilizei 40/60)
- Três dentes de alho
- Vinho Branco q.b.
- Azeite q.b.
- Pimento vermelho em tiras
- Malagueta vermelha (comprida), sem sementes e cortada finamente
- Sal e pimenta q.b
- Salsa picada finamente
- Esparguete picante (Milaneza)

Preparação:
Leve um tacho ao lume com água e sal q.b.. Quando ferver, coloque o esparguete e deixe cozinhar. Retire quando estiver al dente e escorra a massa para um coador. 
Um truque que muitas vezes me foi aconselhado é reservar alguma da água da cozedura. Assim, se necessário, poderá acrescentar alguma ao esparguete na hora de servir, se achar que a massa já secou um pouco.
Enquanto o esparguete está a cozer, leve o azeite ao lume num tacho, juntamente com os alhos esmagados com a lâmina da faca e algumas tiras de pimento vermelho que irão aromatizar o azeite. 
Logo que o azeite esteja quente (atenção para não queimar o alho, isso acrescentaria um sabor amargo, nada agradável, ao azeite), deite os mexilhões e o miolo de camarão, sem os descongelar, tape com o testo e abane o tacho. Espere um minuto até o azeite voltar a fervilhar e acrescente o vinho branco, a salsa picada finamente e a malagueta sem sementes. Tempere com sal e pimenta moída no momento. Nova abanadela. Normalmente, nesta fase,  opto por virar os mexilhões individualmente para baixo. Volte a tapar com o testo e deixe cozinhar alguns minutos (5/6 minutos), o suficiente até os camarões ficarem totalmente opacos, abanando ligeiramente o tacho para que o marisco não se agarre ao fundo.
Não o cozinhe demasiado, principalmente os mexilhões, que ficariam duros e elásticos. 
Dependendo de como pretende servir, pode juntar o esparguete cozido e envolver com os mexilhões e o camarão, aproveitando todos os sucos do tacho. Já no recipiente final de servir polvilhe com mais um pouco de salsa finamente picada. 
Bom apetite!

Nota: Cá em casa, como gostamos da comida bem picante, eu costumo acrescentar umas gotas de piri-piri líquido ou piri-piri em grão, seco, sem sementes e picado finamente. Fica ao seu critério!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...