Bem, acho que para quem gosta tanto de comida como eu era praticamente inevitável não utilizar esta plataforma para partilhar duas das maiores experiências que podemos ter: cozinhar e comer!
E se já existem tantos blogues a partilhar receitas, agora que cozinhar está tão na moda, porque não dar também o meu contributo...
A primeira receita que vos trago tinha de ser de um bolo. Para além de ser impossível resistir-lhes, adoro fazê-los!
Este bolo é de coco e distingue-se dos demais pela calda que lhe é aplicada no fim. Tanto é perfeito para um lanche de verão como para acompanhar um chá, numa noite fria de Inverno. E não podia ser mais fácil.
Tirei esta receita do site http://pt.petitchef.com/, mas por mais que procure não consigo encontrá-la.
Fica aqui a minha versão.
Ingredientes:
- 5 ovos
- 200g açúcar
- 250 de farinha autolevedante
- 6 colheres de sopa de leite
- 70g de margarina
- 50g de coco
Calda:
- 1 chávena de leite
- 3/4 chávena de açucar
- 1 colher de sopa de coco
Preparação:
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar, até obter um creme macio e esbranquiçado. Reserve. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior, nesta fase prefiro envolver gentilmente com a colher de pau ou o salazar. Agora sim, comece a bater à medida que vai adicionando a margarina, a farinha, o leite e o coco.
Relativamente à forma utilizada, já o fiz de duas maneiras: em forma quadrada em que no fim corto em pequenos pedaços de tamanho idêntico, tal como na foto. Para servir numa festa é muito prático mas tem a desvantagem de secar mais rápido; ou então faço na típica forma de pão-de-ló que é muito mais apropriada quando faço o bolo de véspera para se comer no dia seguinte.
Seja qual for a escolhida, unte a forma com margarina e farinha, verta a massa e leve ao forno a 180º.
Em forma quadrada, leva 15 min. com papel de alumínio e mais alguns para alourar.
Em forma de pão-de-ló, leva 25 min. com papel de alumínio e mais alguns para alourar.
Mas os fornos variam muito. Por isso aconselho a ir fazendo o teste do palito e não deixar o bolo secar muito. Mas se acontecer não desespere, a calda vai humedecê-lo bastante.
Após tirar o bolo do forno, mantenha-o na forma e comece a fazer a calda. Basta levar os ingredientes num tachinho ao lume e deixar levantar fervura.
Ainda com o bolo na forma, faça uma série de furos com um palito para a calda penetrar melhor no bolo, com uma faca descole da forma os lados e o centro do bolo e depois verta a calda. Logo que veja que a calda foi devidamente absorvida, pode desenformar. Decore o bolo polvilhando com mais coco ralado.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário