E chegou a minha altura preferida do ano.
Sim, faço parte desta tão incompreendida minoria que adora o inverno, a chuva e tudo o que esta época proporciona: ler um livro à lareira, ver um filme no sofá, cachecóis e luvas, e, como é óbvio, comer a mais reconfortante comida. Que é o caso de uma nutritiva e muito saborosa sopa de peixe.
Ingredientes:
- 1 cabeça de salmão e um rabo de corvina (ou uma posta de um peixe que tenha)
- 4 cenouras médias
- 4 batatas médias
- 2 e 1/2 cebolas
- Lata de tomate pelado
- 1/2 pimento vermelho
- 4 dentes de alho
- 1 malagueta comprida vermelha
- 1 caldo de marisco
- Salsa q.b.
- 2 folhas de Louro
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite
- Piri-piri (caso goste)
- Salsa seca
- Salsa seca
Preparação:
Começar por colocar numa panela, o peixe, o caldo de marisco, as duas cebolas cortadas em pedaços, dois dentes de alho, as folhas de louro e água suficiente para cobrir o conteúdo. Tempere com sal.
Noutro tacho levar a restante cebola, picada, juntamente com os dois dentes de alho que sobraram a aloirar. Juntar o pimento vermelho em tiras, a malagueta, sem sementes, cortada em juliana e a lata de tomate pelado. Deixar refogar. Juntar as batatas e cenouras cortadas em cubos e cobrir com água a ferver (aquecida na cafeteira eléctrica.) Deixar cozinhar até os legumes estarem cozidos.
Entretanto o peixe já está cozido. Retirar o peixe, separar pele e espinhas e desfiá-lo. Coar o caldo do peixe e reservar.
Quando os legumes estiverem cozidos, juntar metade do peixe desfiado e triturar tudo com a varinha mágica. Adicionar o caldo de peixe que havíamos reservado e voltar a passar a varinha mágica de forma a conseguir a textura pretendida. Provar e temperar devidamente. Juntar um pouco mais de piri-piri a gosto e salsa seca, se tiver. Deixar levantar fervura e desligar.
Ao servir, colocar algumas lascas de peixes, salsa fresca picada e croutons.
Ao servir, colocar algumas lascas de peixes, salsa fresca picada e croutons.
Sem comentários:
Enviar um comentário