Com o Natal, chegam as noites frias, passadas no sofá. Acompanhadas com um chá aromático, chocolate quente ou um doce Natalício.
Um dos mais típicos doces é a aletria, que se apresenta sempre com aspecto semelhante mas com receitas que variam consideravelmente de casa para casa.
A aletria da minha mãe é feita com água pelo que fica muito leve, em que cada fio de aletria se sente individualmente. Mas no outro dia, apeteceu-me fazer uma aletria mais cremosa e deparei-me com esta receita no Coisas boas sem remorsos…! Garanto que é uma receita para repetir. Uma delícia!
Ingredientes:
- 150 gr de massa aletria
- 1 L de leite
- Casca de 1 limão
- 2 paus de canela
- 200 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 6 gemas
- Canela em pó para decorar
Preparação:
Levar a aletria a cozer num tacho com água, durante aproximadamente 5 minutos.
Do litro de leite que irá utilizar, separar um pouco para ajudar a dissolver as gemas, entretanto batidas e que irá reservar para utilizar mais à frente.
Levar o restante leite, a casca de limão, a canela em pau e o açúcar, num tacho ao lume.
Quando tiverem passado os 5 minutos, escorrer a aletria. Retirar as cascas de limão e os paus de canela.
Quando o leite estiver quente, juntar a aletria escorrida. Estes irão cozinhar em lume brando, até a massa ter absorvido quase todo o leite. Não se esqueça de mexer!
Retirar do lume quando restar muito pouco leite entre os fio da aletria. Juntar a manteiga e mexer. Juntar um pouco da aletria quente às gemas batidas que estavam reservadas, para estas não talharem, antes de as verter para o tacho da aletria. Mexer bem.
Levar um pouco mais ao lume para cozer as gemas cerca de 1 ou 2 minutos apenas.
Decorar com canela em pó.
*Nota: só utilizei 5 gemas e ficou óptimo na mesma.
*Nota: só utilizei 5 gemas e ficou óptimo na mesma.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário