29 agosto 2013

Francesinhas Matosinhos - Restaurante Mauritânia Real

Já lá vai algum tempo desde que comi a última francesinha. 
É que algures chegou o verão e com o calor os corpos desnudados. E as calorias da francesinha, de repente, começaram a parecer inultrapassáveis! Claro que mal chegue o inverno, e as três camadas de roupa que vêm com ele, comerei francesinhas como se não houvesse amanhã!
Enquanto isso não acontece, se vamos comer uma francesinha em pleno verão, convém acertar e comer uma que valha mesmo a pena. Foi o caso!





Começamos a noite com um patê de sapateira que, na minha opinião, é dos melhores que já comi.
Ah! E servido em taça de louça, porque assim nem fingimos que uma sapateira só produz aquela quantidade de patê e  nem nos pedem o preço de uma sapateira! 
Chegou, então, a hora de avançar para a francesinha. 
O melhor da francesinha do Mauritânia é mesmo o bife, maravilhosamente mal passado e tenro. O queijo também mantém o nível elevado, assim como o molho! E felizmente, apesar de ser servido numa marisqueira, o molho não possuía o erro crasso de se assemelhar a um consomé de marisco. Ainda assim, não resistiram em enfeitar a dita cuja com miolo de camarão no topo. 
Na verdade não lhe encontro nenhum elemento negativo para apontar. Mesmo no que concerne às batatas, apesar de banais, ainda nos é dada a opção de ser em palito ou às rodelas.  
E o preço é bem simpático, dada a qualidade do espaço e da comida, rondando os 15 euros.





Mauritânia Real | Rua Ló Ferreira, n.º 239
4450-177 Matosinhos
Tel: 22 937 13 63

26 agosto 2013

Receitas | Biscoitos de Limão da Vovó

Estes biscoitos fazem parte da minha infância. A minha avó fazia-os e guardava-os religiosamente no mesmo pote em loiça que repousava na bancada da cozinha.
Quando a visitava dizia-me para lá ir, mas para tirar só um - pronto! só mais um, então -  que, para além de ter que chegar para todos os netos, a minha avó nunca foi mulher de excessos. Especialmente no que toca a doces. E talvez por isso, me saibam tão bem hoje em dia! 

Ingredientes:
- 4 ovos inteiros
- 200g açúcar
- raspa e sumo de um limão
- 125g de margarina
- 500g de farinha autolevedante

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar, o sumo e raspa de limão e a margarina. Acrescentar então a farinha, após o qual obterá uma massa bastante consistente. Disponha pequenas doses da massa com uma colher de sobremesa num tabuleiro, previamente untado ou forrado com papel vegetal, e leve ao forno a 220º.

Bom apetite!




25 agosto 2013

Restaurantes | A Barraquinha

Era de esperar que o computador mais maltratado do mundo, o meu, não durasse eternamente. Apesar disso, mantive a esperança e teimei em esperar por ele para escrever novos posts. Infelizmente, daquele teclado já não sai mais nenhum texto. E assim se passou mais de um mês.

A vantagem de estar sem computador é que se dispõe de mais tempo para aproveitar as noites quentes de verão. E com elas, jantares demorados, em esplanadas animadas, debaixo de um céu estrelado.
Uma dessas esplanadas foi a da Petisqueira "A Barraquinha", que conheci recentemente. 


O restaurante, que conta já com uma clientela fiel de anos, serve peixe e marisco fresquíssimos, não fosse ele situar-se entre o mar e a lota de Angeiras.  E basta para merecer uma visita.  

Os inconvenientes: a viagem até Angeiras, no meu caso 25 km para cada lado, que seriam perfeitamente aceitáveis se o preço tivesse sido mais meigo para a carteira. Não que seja exorbitante, comparado com um qualquer país vizinho e considerando a qualidade da comida servida, mas praticamente 20 euros por pessoa não foi propriamente barato. 

O melhor da noite foi o Rodovalho, um peixe grande, carnudo, extremamente saboroso. Antes havíamos comido umas amêijoas brancas em molho de tomate e para acompanhar um vinho verde.  Os outros petiscos, bem como a afamada sande de presunto com ovo, ficam para uma próxima. 






Petisqueira A Barraquinha | Travessa de Angeiras, 13
Angeiras - Lavra
Telefone: 229 272 017
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...