07 novembro 2013

Receitas | Cozer e congelar feijão

Não vale a pena estar a dissertar muito sobre o facto de, hoje em dia, as pessoas, e aqui recuso-me a dizer mulheres, terem pouco tempo para produzirem as suas refeições pelo que o planeamento é essencial para se gastar pouco dinheiro e se comer saudável. 
Umas das soluções que encontrei foi comprar as leguminosas secas, re-hidratar em casa e cozinha-las. Depois disso, conservo-as pela congelação e uso à medida das necessidades.

As leguminosas têm tempos distintos de cozedura e convém controlar o processo, já que é um alimento que se demasiado cozinhado e ao perder a sua firmeza, perde uma das suas melhores características. Também deve considerar se vai consumir as leguminosas logo após a descongelação, para saladas por exemplo, ou se vai adicionar a alguma receita que esteja a confeccionar. Isso vai definir o tempo de cozedura e o sal com que vai temperar a água para cozinhar o grão. Se for adicionar o grão-de-bico, por exemplo, a uma sopa ou cozido convém não temperar demasiado e terminar a cozedura com o grão ainda firme para depois não se desfazer na sopa.

Hidratação do grão
Para a grande maioria dos grãos o ideal é deixar a demolhar durante a noite. Apenas a lentilha difere: a lentilha vulgar demolha em 2 horas e a de coral, descascada, não necessita sequer.
Coloque água num recipiente, deixando volume de água suficiente para o grão expandir.
Para saber mais sobre quanto tempo deve demolhar, consulte esta tabela.

Cozedura
Para além de tempos de cozedura diferentes, também tempero as leguminosas de forma distinta.
Se estamos a falar de grão-de-bico ou feijão-frade, que aqui apresento, descarto-me da água que usei para demolhar o grão e tempero a água limpa, que vou levar a ferver, com sal e um fio de azeite. 
Mas se estiver a cozinhar feijão encarnado, tempero a água de cozedura com 3 folhas de louro, três dentes de alho esmagados, sal e azeite q.b., já que irei aproveitar o caldo de cozedura.
Para saber quais os tempos de cozedura, consulte esta tabela.

Congelamento
A forma como é congelado também difere: grão-de-bico ou feijão-frade são escorridos (imagem 1) e guardados em sacos de congelação em porções individuais (imagem 2). Para descongelar ou coloco em água a ferver, o suficiente para descongelar, ou então a vapor, método que prefiro pessoalmente porque não amolece o grão em demasia. 
Quanto ao feijão encarnado, congelo com o molho que se formou na cozedura e em tupperware (imagem 3). Quando preciso de utilizar para uma sopa, arroz de feijão (imagem 4) ou massa à lavrador tenho um método muito invulgar: recorro a uma chave de fendas e martelo, com os quais vou quebrando pedaços que adiciono ainda congelados. Invulgar mas super eficiente! Como não só adiciono o feijão mas também o molho, não perco quaisquer ingredientes, nem sabor. Muito mais saboroso, saudável e barato!


Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Imagem 4

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...