09 junho 2013

Receitas | Tarte de coco

Mais um bolo de coco! Esta receita foi-me dada por uma tia minha, que me disse ter tirado de um livro de culinária há muitos anos. Infelizmente, ela não me disse qual era o livro e/ou de quem. Lamento não poder dar o crédito, mas se conseguir saber volto para actualizar!
Entretanto, juntei algumas alterações minhas. Por norma, perseguem sempre o mesmo objectivo: diminuir no açúcar e na manteiga.




Massa:
- 125 g de farinha simples
- 75g de margarina
- Sal e água q.b.
- Umas gotas de sumo de limão

(nota: quem quiser usar uma massa de compra para poupar tempo, pode e deve fazê-lo. Já utilizei a massa quebrada do continente, que prefiro em relação à do pingo doce, e resultou lindamente!)

Recheio:
- 100g de coco ralado
- 3 ovos e 2 gemas
- 300 g de açúcar
- 1,5 dl de água
- Açúcar em pó para polvilhar


 Preparação:
Amasse todos os ingredientes, exceptuando o sal se a margarina já tiver. Deverá ficar com uma massa elástica e amanteigada. Deixe a massa repousar um pouco e depois, com o rolo ou à mão, estenda e forre a tarteira.
Eu costumo colocar à mão, utilizando os polegares para conseguir estender a massa. Como esta é uma massa crocante deve mesmo ficar o mais fina possível para um melhor resultado. Não deixe nenhum buraco na massa.
Para o recheio, comece pelo açúcar em ponto pérola. Para isso, leve 1,5 dl de água num tachinho ao lume com os 300g de açúcar. Deverá ferver uns minutos até atingir o ponto pretendido. Desligue e deixe arrefecer.
Entretanto deverá bater os ovos e as gemas com um garfo. Logo que veja que o açúcar arrefeceu o suficiente para os ovos não cozerem misture-os com o açúcar em ponto pérola, mexendo bem. Por fim junte os 100g de coco ralado. Encha a tarteira, previamente forrada com a massa, e leve a forno médio (180º - 200º), por cerca de 35-40 minutos.
Eu recorro sempre à folha de alumínio para controlar a cozedura. Portanto, o que costumo fazer é colocar o papel desde início, e só o retiro a 5/10 minutos antes do fim, para ganhar cor.
Depois de desenformar, deixe arrefecer e decore a tarte polvilhando com o açúcar em pó.
Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...