18 junho 2013

Mais Dicas sobre a Mochila | Caminho português a Santiago de Compostela

Apesar de já ter feito um post inicial com uma listagem dos itens a levar e algumas considerações pessoais, que podem ver aqui, decidi esclarecer mais algumas questões que vejo serem levantadas frequentemente pelos peregrinos.

Quando precisei de comprar algum equipamento necessário para o Caminho, tive a sorte de apanhar algumas promoções. Apesar disso, procurei que tal não me impedisse de garantir algumas condições essenciais para o meu conforto e bem-estar que não podem ser descuradas.
De resto, para todos aqueles que têm dúvidas sobre onde comprar o equipamento, e muito embora não ganhe nada com a publicidade, a Decathlon parece-me um espaço com muita escolha e funcionários geralmente solícitos e informados.

Tamanho da Mochila:

Na altura comprei uma mochila da Quechua, a Forclaz 40, que como o nome indica tem 40 litros. O seu peso, quando vazia, é de 1,2 kg. Tem um apoio lombar razoável, que é essencial - apesar de alguns companheiros de viagem se queixarem dos ombros, eu sempre senti que o peso da mochila se fazia sentir essencialmente em dois locais, a zona inferior das costas e os joelhos. Para não sentir qualquer desconforto nos ombros e costas, para além da hidratação, deve ter contribuído o facto da mochila ter apoio para mãos o que me permitia aliviar o peso quando necessário.
Como esta é uma mochila de 40litros, o cinto deve assentar na zona da cintura (quando de 50l é desenhado para assentar nos quadris). Não se iniba de experimentar a mochila com todos os ajustes feitos nas presilhas e correias e verificar se se sente confortável.
Esta mochila possuiu ainda as costas em rede que ajuda a arejar e controla a transpiração.

Eu fui na época de transição Inverno/Primavera, por isso levei alguns itens que no Verão são desnecessários, tais como uma pequena manta e roupa mais volumosa. Se vai no Verão pode levar uma mochila com menos volume - 30, 35 litros - mas se levar de 40l não faça questão de a encher só porque tem espaço.




Capa protecção chuva:
O que esta mochila não possui é protecção para a chuva. Por isso, apesar de a ter comprado em promoção, tive de considerar o dinheiro que gastei numa capa.
A capa que acabei por comprar é para mochila e pessoa, o que se revelou francamente mais eficaz que aquelas que são só para a mochila, tão ou mais caras que a minha, e que não agradaram aos companheiros de viagem que as possuíam.
Não se esqueça que em época de Verão também chove na Galiza. Um impermeável/corta-vento continua a ser essencial. Além de que mesmo esta capa total, quando dobrada, não ocupa muito espaço. Ainda assim pesa 410g.




Bolsa para produtos de higiene:
Apesar de ter referido aqui que um bom truque é dividir os produtos de higiene pelos vários elementos do grupo, eu acabei por levar uma bolsa só minha porque fiquei em Santiago mais tempo e precisava deles.
O que fiz foi levar a bolsa que uso quando viajo de avião, que comprei num hipermercado, e que possui pequenos frascos com o tamanho ideal para este percurso (claro que racionado,  mas ainda assim sobrou um pouco de gel e champô). Os frascos têm cerca de 60ml e a bolsa, aproximadamente, 12x18x4 cm.
Esta parece-me uma boa solução para quem viaja sozinho.




Almofada insuflável:
Este é um item que só é necessário quando se verificam algumas condicionantes: a pessoa vai percorrer o Caminho em "época alta" e portanto corre o risco de não conseguir ficar nos albergues oficiais, não querer/puder ficar em albergues privados e acabar por pernoitar num poli-desportivo ou no quartel dos bombeiros onde não lhe vai ser fornecida almofada e a pessoa não conseguir dormir sem uma.
Antes de iniciar o meu Caminho acabei por comprar esta, mas como fui em Março, antes da Páscoa, e tive sempre lugar em albergues oficiais não precisei de a utilizar.
Mais uma vez, é uma decisão pessoal e neste caso trata-se de  algo muito leve.
Apesar disso, todos os gramas juntos vão acabar por perfazer muitos quilos.  





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...