27 abril 2013

Francesinhas Porto - Restaurante Cunha

E  porque nem só de experiências espirituais se eleva a Mulher, venho partilhar uma das melhores experiências mundanas que podemos ter: comer uma Francesinha!!
Ok, sou suspeita! Sou do Porto e a comida é algo muito importante na minha vida. Mas acho mesmo que ninguém deveria passar por esta vida sem experimentar esta iguaria. É tão boa que é impossível comê-la sem a sensação de estar a fazer algo proibido.
Lembrei-me de criar este post porque hoje finalmente fui comer ao local que é conhecido por ter "a melhor francesinha" do Porto. E eu não achei que fosse. Existem sítios muito bons que têm francesinhas tão boas ou melhores mas simplesmente não têm a fama. E partilhar as melhores francesinhas do Porto aqui parece-me uma excelente desculpa para experimentar mais umas.
Acho que devo começar, portanto, por aquela que eu considero a melhor francesinha do Porto: RESTAURANTE CUNHA.


Francesinha - Restaurante Cunha

Costuma-se dizer que o segredo está no molho, mas eu não concordo nada! Uma boa francesinha tem de ser uma combinação de bons ingredientes: um bom bife, linguiça de qualidade, o queijo, o pão, salsicha, fiambre... tudo! Não dá para facilitar em nenhum elemento. E claro o molho!
A francesinha do Restaurante Cunha tem tudo isso. O bife é delicioso, o queijo de consistência perfeita e o molho é capaz de me fazer voltar todos os fins-de-semana! O preço também! E depois, bem sei que o Anthony Bourdain diz que nos devemos cingir ao essencial, que não é o caso das batatas, mas quem consegue resistir àquelas batatas cortadas à mão, perfeitas para mergulhar no molho?!   
Eu não!!! 

A famosa Sangria - Restaurante Cunha
Fotografia por Luis Alla

Francesinha - Restaurante Cunha
 Fotografia por Luis Alla

Para finalizar não posso deixar de referir, para quem não conhece, a decoração do espaço. Este continua a ser um dos espaços mais interessantes do Porto. E onde se pode apreciar, para além da boa comida, um bom ambiente!

* Raramente vou lá à semana, mas sempre que fui achei que os pratos não tinham a mesma qualidade do fim-de-semana. Estratégia, diferentes Chefs ou apenas impressão minha...?! Fica a nota.

** Actualização 15/10 - Com muita pena minha, este restaurante precipitou-se num caminho de decadência do qual não sei se haverá retorno. Já não como francesinha lá há uns tempos. Primeiro porque a do Francesinha Café é indubitavelmente a melhor, depois porque julgo ter tido medo da desilusão que irei sentir. Mas se a qualidade tiver descido tal como noutros pratos, o que provarem agora será uma sombra do que já foi. Um espaço destes não merecia isto. Depois do último fim-de-semana não me imagino a voltar lá. 

Restaurante & Confeitaria Cunha | Rua Sá da Bandeira, 676 - Porto 

2 comentários:

  1. Lol.. sagrado e profano, tudo faz parte desta vida ;)
    E sim, comer uma francesinha chega a ser algo transcendental :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Eu sei, é arriscado misturar o sagrado e o profano.
      Mas eu quando como francesinha, costumo fazer por merecê-la! Ela é tão boa, que é sempre um prazer culpado! :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...